Atividades

 

O PESCADOR SOLITÁRIO

Um pescador manhã cedo
Puxando o seu barco para o meio do mar
Pescando todo dia sem reclamar
Pesca para se alimentar ele fica cansado
A ntes mesmo de começar
Pois sabe que vai se cansar
Mas nem por isso deixa de trabalhar
No rosto cansado
A pele enrugada do trabalho
A pele queimada pelo sol
No seu olhar
Anos de trabalho
Mas ele tem um amigo
Inseparável
Seu barco
Em volta, água
Grão de areia
No meio da praia.

 

Joseval do Espirito S. Silva Junior, 13 anos
Oficina de Composição Musical 2001
Parceria: POMMAR/Partners/USAID
Professor - Ari Bonfim


 

 

Atividades

Cursos e Oficinas

Espaços

Bagun'Comunidade


Cursos e Oficinas

Bagun'Orin - É o resultado da parceria entre o Bagunçaço e a ONG ORIN - Educação e Desenvolvimento Integral. Visa promover ações educacionais contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens através da linguagem musical, com vistas ao empreendorismo juvenil. Aos participantes (maiores de 16 anos) estão sendo ministrados os cursos de: canto coral; teoria musical e sonoplastia.

Bagun'Cinema - Teve sua primeira realização em 1999, onde trinta jovens do grupo aprenderam como produzir um vídeo, técnicas de edição e direção. Nesse curso foram produzidos dois vídeos dos quais um deles, "Retratos de uma Sociedade Consumista", foi indicado para a Mostra Geração Futura 2003, a qual aconteceu no Festival do Rio 2003. Em junho de 2003, a oficina recomeçou e já foi produzido um vídeo de oito minutos. Em janeiro de 2004 serão produzidos dois curta metragem nos quais os participantes desenvolverão diversas atividades ligadas ao cinema.

Bagun'Teatro - Apesar do Bagunçaço ter sido iniciado a partir de um movimento de bandas de lata, o teatro sempre esteve presente no cotidiano do projeto em forma de cursos, oficinas e apresentações. Os educandos do curso de teatro irão participar dos dois curtas que serão realizados em janeiro de 2004 pelo Bagun´Cinema.

Bagun'Literatura - Tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura através de atividades lúdicas e criativas, como por exemplo a prospecção de novas estórias para serem apresentadas no curso e discutidas com os professores.

Bagun'Artes - Criada em1997, a Bagun'Artes objetiva sensibilizar os atendidos quanto à necessidade e importância de reciclar e preservar o meio ambiente através da confecção de objetos de arte com lixo reciclável (copos e garrafas plásticas, latas, papéis, entre outros).

Percussão - A oficina de percussão visa aprimorar o conhecimento musical dos instrutores do grupo, bem como dos meninos e meninas atendidos. Periodicamente busca-se trazer um instrutor com novas técnicas e conhecimentos musicais para que sempre haja uma renovação e atualização dos atendidos.

 

 

 


Espaços

Bagun'Estúdio - O estúdio nasceu da própria necessidade sempre crescente de ensaio das bandas de lata. As quinze bandas de lata ensaiam cada uma duas vezes por semana totalizando duas horas de ensaio semanais. O estúdio vem sendo utilizado também para pequenas gravações internas e para o curso de sonoplastia.

OBL (Oficina das Bandas de Lata) - É inerente ao surgimento do Grupo Cultural Bagunçaço na medida em que seus primeiros participantes usavam latas e objetos que considerassem sonoros achados no lixo. Nessa oficina são feitos basicamente todos os instrumentos utilizados no grupo. Esses instrumentos são produzidos a partir do lixo reciclável (latinhas e tampinhas de refrigerante, garrafas pet, latas de doce e de manteiga, tonéis, pedrinhas, etc).

Bagun'Biblioteca - Inaugurada em 2001, a biblioteca vem crescendo e hoje possui um acervo com cerca de 2.500 livros que abrangem de história, a educação sexual, saúde, romances, contos, poesias, entre outros temas. Em breve funcionará também uma videoteca tendo no acervo principalmente filmes nacionais. Todas as sextas é feito o "Literatura com Guaraná", onde as meninas e meninos relatam e discutem a respeito das leituras (livros, artigos, jornais, revistas, etc.) feitas na semana, moderados por um adulto do projeto. No final da aula os participantes tem o direito de tomar guaraná e comer doces.

Bagun'Multimidia - Inaugurada em 2001, esta sala oferecia à comunidade cursos básicos (Windows, Word, Excel e PowerPoint). No novo projeto que entrará em vigor no final do ano, disponibilizaráse-á à comunidade cursos ligados a web designer e robótica.

Bagun'Convivência - Um lugar de extrema descontração e diversão onde a meninada assiste a filmes, joga botão, ping pong e jogos de tabuleiro.


Bagun'Comunidade

Surgiu com o intuito de proporcionar à comunidade um momento de lazer no sábado. De 08:00 às 12:00hs são realizadas brincadeiras e atividades (dança das cadeiras, dança da laranja, declamação de poesias, corrida de saco, apresentação de duas bandas do próprio Bagunçaço entre outros). É um momento de lazer, diversão e muita descontração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retorne para o topo desta página.


Grupo Cultural Bagunçaço ® 2004 | Todos os direitos reservados.
Apoio: The Friends of Bagunçaço; Casa das Filarmônicas | Projeto Gráfico: Anderson Santana
GCB